Custom Search

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Top 5,5 piores capas de games

Bom pessoal, recebi um e-mail do laredo sobre as piores capas de games e como final de ano, nada melhor do que dar algumas gargalhdas, e em seguida ṕostarei como desenvolver jogos usando SDL. abraço a todos...

Top 5,5 piores capas de games


5ª posição: Joe Blade II - Commodore

Cara, essa capa é sensacional!!! Alguém aí teve um Commodore?

Na época saiu um game de luta chamado Joe Blade II. Tipo um Double Dragon genérico.

O lance é que seu herói era quase um Freddie Mercury do exército!!! Quem diabos quer ser um Freddie Mercury do exército??? E olha só esses triângulos coloridos característicos dos anos 80!

Sensacionalmente podraça!


4ª posição: Pacman - Atari

Uma coisa que eu gosto de antigamente era a imaginação dos ilustradores das capas de games. Como os gráficos não eram lá muita coisa, eles tinham que forçar uma barra para deixar a capa mais interessante.

Agora tente adivinhar o que esse desenhista fumou ao ver na carinha amarela do Pacman um ser desses aí da capa:

Não sei nem o que falar!


3ª posição: DOnkey Kong - NES

Todo mundo aqui conhece o primeiro game do DOnkey Kong, não é? Aquele que o macacão jogava barris de madeira no velho Mario.

Porém, o ilustrador desta capa não deve ter visto muita emoção em um game com um primata com cara de bonzinho e um encanador gordo. Vejam só o que o debilóide fez:

AIUH IUAH UIAH IUAH IUAH IUHAH!

O Donkey Kong virou uma espécie de macaco alienígena... e o Mario, uma espécie de superguerreiro medieval!!! Sensacional!!!


2ª posição: Power Instinct - SNES

Eu me lembro de, quando eu era um pequenino nerd gamemaníaco, perambular pelas fitas de Supernintendo para encontrar um jogo maneiro e desconhecido.

Foi quando me deparei com Power Instinct. Peguei aquela fita, olhei friamente e falei: mas que capa de merda!

Tipo, um velhinho muito tosco, com uma boca com os dentes todos errados e um outro lutafor com um cabelo bizarro - ELE FEZ UM RABO DE CAVALO NOS MULLETS!!!

A coloração ainda tá uma bosta! A pele do lutador sem camisa parece ser feita de madeira, a cor da fonte é o degradê de cores mais manjado da história e... ah, cara! Essa capa toda é uma grande bosta de elefante branco!


1ª posição: Capa americana de Megaman - NES

Não, cara... não dá! Essa é unanimidade. Em qualquer top parecido que você encontrar pela internet, essa capa está na primeira colocação de TODOS eles!

ANtes de qualquer consideração, olha só essa capa:

Agora olha de novo:

De novo:

Mais uma vez:

Só mais essa vez:

Cara, não dá! Eu tento imaginar como o artista conseguiu fazer esse desenho... e como alguém do departamento de marketing conseguiu aprovar isso!!!

Fico imaginando o seguinte diálogo:

Chefe da Nintendo dos EUA: Bom, hoje você tem que fazer a ilustração desse novo game... o Megaman!
Ilustrador: Pode deixar... vou começar agora!
Chefe da Nintendo dos EUA: O game é de um carinha azul, que tem uma arma como mão e...
Ilustrador: Já falei! Pode deixar que eu já vou terminar.
Chefe da Nintendo dos EUA: Não seria melhor você jog--
Ilustrador: Tá... já sei! Carinha azul com uma arma!
Chefe da Nintendo dos EUA: Olha, eu acho que você deveria pelo menos ver o jogo antes...
Ilustrador: Ei! Eu não ensino você a fazer o seu trabalho!

E saiu essa bosta!


0,5ª posição: Todas as capas de Master System

E a posição meia-boca de hoje vai paraaaa... TODOS OS GAMES DO MASTER SYSTEM!!!

Cara, sério... quem foi o filho duma égua que criou essas porcarias de capa? Era sempre a mesma merda: um fundo branco quadriculado, com um desenho extremamente mal-feito na frente. Não mostrava nada do jogo nem ao menos dizia o que era. Olha só esse exemplo do Black Belt:

Sim, crianças... aqui está o incrível jogo do pé que solta faísca!!! Uaaaaaaau!

Posição 0,5 pra eles!


Ref.: http://www.interney.net/blogs/melhoresdomundo/2008/08/01/top_5_5_piores_capas_de_games/

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

SDL

SDL (biblioteca)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Simple DirectMedia Layer (SDL) é uma biblioteca multimídia e multiplataforma escrita em C (mas diretamente compatível com C++ e possui interfaces para outras linguagens de programação, como Ada, Eiffel, Java, Lua, ML, Perl, PHP, Pike, Python, e Ruby), que cria uma abstração em várias plataformas de gráficos, sons, e entrada de APIs, tornando possível ao programador escrever um jogo de computador ou outra aplicação multimedia já que ela pode rodar em GNU/Linux, Windows, Mac OS Classic, Mac OS X, BeOS, FreeBSD, OpenBSD, Solaris, QNX, IRIX, e muitas outras plataformas não oficialmente suportadas. Ela gerencia video, eventos, audio digital, CD-ROM, som, threads, processamento de objetos compartilhados, rede e tempo.

pra quem quiser saber um pouco mais.. http://pt.wikipedia.org/wiki/SDL_(biblioteca)

O primeiro tutorial será orientada para a novatos , a intenção é a de alguma forma ajudar os primeiros passos na programação jogos.

Eu pergunto Porque SDL?
Primeiro, SDL é realmente fácil de usar para um newbie (e poderoso o suficiente para um programador avançado), os nomes das funções são muito intuitiva e com poucas linhas de código podemos ver um impressionante resultado na tela.
Em segundo lugar, SDL é portátil, de modo que o mesmo código funciona para Windows, trabalha para GNU / Linux e Mac e em terceiro lugar, você pode usar OpenGL. Isto irá permitir-nos ser capazes de exibir gráficos em 3D e ter acesso direto ao hardware de vídeo.
Bom, o tutorial vai ser apenas para 2D e em Linux, e para começar vamos instalar as bibliotecas necessárias.

1 - Faça o download so source code http://www.libsdl.org/release/SDL-1.2.13.tar.gz e salve no seu home/USUARIO
2 - cd /usr/local
3 - sudo tar -zxvf /home/USUARIO/SDL-1.2.13.tar.gz
4 - cd SDL-1.2.13
5 - sudo ./configure
6 - sudo make
7 - sudo make install

Se não contiver erros... digite a seguinte linha de comando para saber se relamente foi instalado.

8 - sdl-config --version

Esse comando vai mostrar a versão do SDL instalado em seu sistema: o que é "1.2.13". Esse comando vai ajudar-nos mais tarde, a fim de compilar os programas.

No próximo post, irei explicar como fazer um Hello world.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Game Egine o que é ?

Bom, como a maioria dos programadores gosto muito da área de Jogos, e dessa vez tive a oportunidade não só de jogar, mas de desenvolver jogos, portanto a partir de hoje, postarei algumas maneiras de como se desenvolver um jogo utilizando a linguagem c/c++.

Então vem a seguinte pergunta... como começar ? por onde começar ?

Aqui segue a descrição de Game Engine do wikipédia:

Motor de jogo (também conhecido pela tradução do termo em inglês, game engine, ou simplesmente engine) é um programa de computador e/ou conjunto de bibliotecas, para simplificar e abstrair o desenvolvimento de jogos ou outras aplicações com gráficos em tempo real, para videogames e/ou computadores rodando sistemas operacionais. A funcionalidade tipicamente fornecida por um motor de jogo inclui: um motor gráfico para renderizar gráficos 2D e/ou 3D, um motor de física para simular a física, uma linguagem de script, suporte a animação, sons, inteligência artificial, networking e, um scene graph.


Portanto para ajudar na criação do jogo, utilizaremos os Game Engines: SDL e ClanLib.
Para o próximo post, irei explicar um pouco mais sobre o Game Engine SDL.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Feliz 2009

Bom pessoal, estamos em Dezembro e como primeiro post gostaria de desejar um feliz natal e um ótimo 2009, que Deus ilumine os passos de cada um de vocês :D.

Desejo também mt sucesso pra todos, e que 2009 seja um ano de mts conquistas, tanto academicamente como profissionalmente
.

Saudações Rubro-Negras a todos os Salmon's.....