SDL (biblioteca)
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Simple DirectMedia Layer (SDL) é uma biblioteca multimídia e multiplataforma escrita em C (mas diretamente compatível com C++ e possui interfaces para outras linguagens de programação, como Ada, Eiffel, Java, Lua, ML, Perl, PHP, Pike, Python, e Ruby), que cria uma abstração em várias plataformas de gráficos, sons, e entrada de APIs, tornando possível ao programador escrever um jogo de computador ou outra aplicação multimedia já que ela pode rodar em GNU/Linux, Windows, Mac OS Classic, Mac OS X, BeOS, FreeBSD, OpenBSD, Solaris, QNX, IRIX, e muitas outras plataformas não oficialmente suportadas. Ela gerencia video, eventos, audio digital, CD-ROM, som, threads, processamento de objetos compartilhados, rede e tempo.pra quem quiser saber um pouco mais.. http://pt.wikipedia.org/wiki/SDL_(biblioteca)
O primeiro tutorial será orientada para a novatos , a intenção é a de alguma forma ajudar os primeiros passos na programação jogos.
Eu pergunto Porque SDL?
Primeiro, SDL é realmente fácil de usar para um newbie (e poderoso o suficiente para um programador avançado), os nomes das funções são muito intuitiva e com poucas linhas de código podemos ver um impressionante resultado na tela.
Em segundo lugar, SDL é portátil, de modo que o mesmo código funciona para Windows, trabalha para GNU / Linux e Mac e em terceiro lugar, você pode usar OpenGL. Isto irá permitir-nos ser capazes de exibir gráficos em 3D e ter acesso direto ao hardware de vídeo.
Bom, o tutorial vai ser apenas para 2D e em Linux, e para começar vamos instalar as bibliotecas necessárias.
1 - Faça o download so source code http://www.libsdl.org/release/SDL-1.2.13.tar.gz e salve no seu home/USUARIO
2 - cd /usr/local
3 - sudo tar -zxvf /home/USUARIO/SDL-1.2.13.tar.gz
4 - cd SDL-1.2.13
5 - sudo ./configure
6 - sudo make
7 - sudo make install
Se não contiver erros... digite a seguinte linha de comando para saber se relamente foi instalado.
8 - sdl-config --version
Esse comando vai mostrar a versão do SDL instalado em seu sistema: o que é "1.2.13". Esse comando vai ajudar-nos mais tarde, a fim de compilar os programas.
No próximo post, irei explicar como fazer um Hello world.
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